domingo, 22 de janeiro de 2017

Diário de um Nômade Digital: Europa

Amanhã, às 22 horas (dia 27 de setembro), embarco para Montenegro, Kotor (país número 23). 2 dias descansando e depois vou para Podgórica para, finalmente, chegar em Pristina, Kosovo (minha nova morada, país número 24). Você deve estar pensando: eu não sabia que esse país existia… (nem eu rsrs, encontrei ontem, por acaso, referência. É mais um desses países que formavam a antiga Iugoslávia). Estou aprendendo muito sobre os Bálcãs (e estou de coração e cabeça aberta para sair da minha “zona de conforto”).

O leste europeu é muito diversificado e a concepção sobre a “Europa”, que muitos de nós temos no Brasil, é bastante equivocada (é importante mencionar a separação de países que fazem parte do espaço de Schengen, países que fazem parte da União Europeia…). Muitos não sabem, mas é possível ficar na “Europa”, hoje, por anos, sem visto, somente como turista, LEGALMENTE. Eu, por exemplo, estou há cerca de 7 meses na “Europa” legalmente, sem visto ou aplicação para residência. E existem algumas modalidades de residência temporária (de fácil acesso), que muitos não sabem, o que é bem diferente de um visto. Alguns países europeus liberam residência temporariamente e, às vezes, permanentemente para brasileiros (é preciso comprovar renda e transferir dinheiro para bancos europeus. Alguns países chegam a conceder cidadania europeia, como Malta, Grécia, para investidores brasileiros. São as cidadanias “diversificadas” para tipos diversificados de cidadãos estrangeiros, ou seja, para os estrangeiros “ricos”).

Agora não dá mais para cancelar rsrs. Passagem comprada e planos feitos (viajo amanhã de ônibus). Acho que passei umas 3 semanas para decidir para onde eu iria, cheguei a comprar passagem para Tel Aviv (Israel), mas a hospedagem foi cancelada pelo Airbnb (não é possível ter controle de tudo). Depois planejei ir, novamente, para África do Sul ou Nova Zelândia, mas não deu certo. É muito complicado tentar ser espontâneo como nômade digital e deixar essas coisas para serem resolvidas tão em cima da hora… até porque isso depende de muitas circunstâncias que precisam ser verificadas como preço de passagem de avião, disponibilidade no Airbnb…



2 comentários:

  1. Oi! Me chama Oriana. Achei muito bacana seus posts! Fiquei muito inspirada! Também tenho o objetivo de viajar muitos países como nômade digital, porém sou farmacêutica e ainda não sei bem como vou fazer isso. Estou procurando cursos que me possibilitem trabalhar remotamente. Me sinto perdida. Poderíamos conversar mais?! =) Meu e-mail é oriana_p4@hotmail.com. Meu facebook é /orianaromano22.

    ResponderExcluir
  2. Oriana, bom dia!

    Eu não fiz um curso específico para virar nômade... isso, simplesmente, aconteceu na minha vida. Mas existem várias maneiras de você trabalhar remotamente (na sua área ou não). Eu sugiro, para quem está iniciando, um curso sobre marketing digital. Recomendo os cursos e o canal do Alex Vargas (ele tem muito material bacana): https://www.youtube.com/user/alexvargaspro

    Tenho, também, um canal no Youtube com algumas dicas e compartilho lá a minha história como nômade:
    https://www.youtube.com/watch?v=v6HnESzV8DM&t=43s

    Muito sucesso para você! =)

    ResponderExcluir